2022/04/30

James Webb com todas as câmaras focadas

Depois do espelho principal, a NASA anunciou que todas câmaras e instrumentos a bordo do telescópio espacial James Webb estão focados.

O alinhamento dos espelhos foi uma etapa importante, mas igualmente crítica era a fase de garantir que todos os instrumentos a bordo conseguiam atingir o ponto de focagem mais perfeito possível. Isto inclui duas câmaras, mas também dois espectógrafos e um sensor de alinhamento, cujo processo demorou várias semanas mas foi agora concluído e "superando as expectativas".
Embora todos desejem obter finalmente imagens focadas dos confins do Universos com mais resolução e qualidade que nunca, ainda há mais etapas pela frente. Os instrumentos estão focados, mas ainda há que verificar diversos sistemas mecânicos, como os que permitem colocar filtros à frente das câmaras e sensores para seleccionar os comprimentos de onda que se desejam captar. Este processo deverá demorar cerca de dois meses, pelo que se mantém a data de Junho / Julho para se ter direito à primeira imagem oficial com o telescópio a 100%.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)