2022/04/02

Nissan usa carro telecomandado e-4ORCE para demonstrar tecnologia

A Nissan usou um automóvel controlado por rádio (RC) dotado da sua tecnologia e-4ORCE, para demonstrar como a tecnologia de controlo de tracção da Nissan oferece um comportamento e eficiência de condução em diversas condições de aderência.

Com uma carroçaria exterior inspirada no ARIYA – o primeiro Nissan comercializado com a tecnologia e-4ORCE – o automóvel RC navega num percurso em oito especialmente desenvolvido para incluir diferentes superfícies e mostrar como a tecnologia mantém a linha de condução e a direccionalidade.
O e-4ORCE é a mais avançada tecnologia de tracção da Nissan. Os engenheiros do construtor desenvolveram o controlo de precisão do e-4ORCE e os motores eléctricos duplos para proporcionar conforto de marcha para todos os ocupantes do automóvel. Ao gerir especificamente o desempenho da produção de energia e travagem para maximizar a suavidade e a estabilidade, o e-4ORCE aumenta a confiança do condutor, seguindo a linha de condução pretendida sobre quase qualquer superfície da estrada, sem a necessidade de alterar o estilo de condução. Ao progredir em estradas cobertas de neve, por exemplo, o automóvel pode rastrear fielmente a linha pretendida do condutor graças ao controlo coordenado dos motores dianteiros e traseiros e do sistema de travagem. Com a confiança para lidar com uma variedade de superfícies rodoviárias, a condução torna-se mais agradável.
O automóvel e-4ORCE RC utiliza quatro motores eléctricos, um para cada roda, para reproduzir a tecnologia de controlo integral do sistema real e-4ORCE. Com base na tecnologia de controlo desenvolvida pelos engenheiros da Nissan para o automóvel RC e nas condições de condução monitorizadas por sensores montados no automóvel, a força de tracção de cada motor pode ser controlada individualmente. Isto permite que o automóvel navegue suavemente no percurso de demonstração sobre uma variedade de condições de superfície.

O funcionamento do automóvel e-4ORCE RC foi desenvolvido com uma configuração de simulador, incluindo pedal de acelerador, volante e banco de competição. Um monitor ligado à câmara de bordo do automóvel dá ao “condutor” uma visão que simula a condução de um automóvel real.

[via Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)