2022/04/02

Google impede pagamentos externos na Play Store

Várias apps Android deixarão de oferecer a possibilidade de fazer compras directamente, pois a Google está a exigir que usem o pagamento via Google Play com a respectiva comissão.

Embora normalmente se fale da Apple quando o tópico são restrições e exigências nas apps que queiram estar na sua App Store, as críticas também se aplicam à Google. E embora até agora tenha tido uma posição mais relaxada quanto ao uso de sistemas de pagamento externos nas apps, agora escolhe um momento estranho para começar a aplicar as regras.

Depois de ter dado um período de transição (que foi prolongado), chega agora o momento da Google exigir que todas as apps usem os pagamentos via Google Play (tal como a Apple faz), e que vai ter como consequência imediata a remoção das compras directas em apps como da Barnes & Noble. Na app da Audible desaparece o pagamento via cartão de crédito, passando a ter que ser feito via Google Play.

O momento é estranho porque, por um lado, ainda recentemente a Google anunciou o programa de teste para permitir pagamentos externos no Spotify; por outro lado, está a fazer isto numa altura em que a Europa se prepara para exigir que estas plataformas permitam pagamentos externos nas app stores.

Embora se possa compreender o desejo da Google ir buscar as comissões como a Apple sempre fez na App Store, poderá dizer-se que seria escusado estar a fazer isto neste momento, que apenas irá angustiar utilizadores e developers, e "sem necessidade" face às exigências que serão forçadas a cumprir em breve (na Europa).

2 comentários:

  1. Isto era uma boa opção para plantarmos à beira mar e produzir energia para nós e para o resto da Europa...

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, a Comissão Europeia certamente vai adorar passar mais uma multa por domínio de mercado... ou outra treta qualquer.

    ResponderEliminar