2022/04/12

RaidForums encerrado pelas autoridades

O fórum de hackers RaidForums, criado por um jovem português e utilizado pelos principais grupos de hackers, foi encerrado pelas autoridades.

O RaidForums era o ponto de encontro de alguns dos mais mediáticos grupos de hackers da actualidade - como o Lapsus$ - e onde se podia comprar ou trocar bases de dados roubadas, ou partilhar todo o tipo de informação relativa a este tipo de actividades. Curiosamente, era um fórum criado por um jovem português, Diogo Santos Coelho - mais conhecido por Omninpotent na sua presença online - que o criou quando tinha 15 anos. Agora com 21 anos, foi detido no final de Janeiro pelas autoridades no Reino Unido.

A Europol diz que o fórum contava com mais de 500 mil utilizadores registados e era um dos maiores do mundo. Acusa também o administrador de lucrar directamente com a actividade ilícita ao cobrar pelo acesso a partes mais restritas do fórum, e de actuar como intermediário "de confiança" em transacções entre os membros.
As suspeitas de que o site teria sido infiltrado pelas autoridades começaram em Fevereiro, quando começou a apresentar um pedido de login no acesso a qualquer página, que os mais desconfiados interpretaram logo como uma tentativa de phishing para as autoridades se apoderarem das suas passwords (infelizmente para as autoridades, não era um daqueles sites que guardava as passwords em plaintext).

É algo que faz parte do ciclo habitual de ilegalidades na internet. Um site começa e vai ganhando popularidade, até que essa popularidade o torna no alvo principal para as autoridades. Mas, o seu desaparecimento deixará um vácuo que rapidamente será preenchido por outro site, reiniciando o ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)