2022/04/03

Rússia ameaça "queda" da ISS se sanções continuarem

O impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia parece estar prestes a expandir-se ao espaço e à Estação Espacial Internacional (ISS).

Apesar de até agora a ISS ter escapado maioritariamente ao conflito Rússia-Ucrânia (com excepção da cor dos fatos dos cosmonautas russos), e ainda recentemente a Rússia ter trazido para a Terra um astronauta norte-americano - como estava previsto acontecer - parece que as relações espaciais internacionais não se manterão neutras durante muito mais tempo.

Sendo alvo de numerosas sanções internacionais em retaliação contra a invasão da Ucrânia, a Rússia ameaça agora o fim da cooperação na ISS até que essas sanções sejam levantadas. Uma ameaça que não poderá ser descartada, considerando que actualmente a ISS depende dos módulos russos para manter a posição e orientação da estação no espaço - e daí a referência que, sem a cooperação da Rússia, a ISS se arriscaria a "cair".

Com o resto do mundo a não dar sinais de ceder a esta nova ameaça, a Rússia fica na posição de anunciar uma data a partir da qual suspenderá a sua cooperação na ISS - num perigoso "bluff" espacial que poderá não só afectar a ISS no seu estado actual, como pôr em risco a confiança internacional na Rússia para todas as futuras parcerias em missões espaciais.

3 comentários:

  1. Infelizmente, os dirigentes russos não mostram ser pessoas de confiança.

    ResponderEliminar
  2. Vou ser advogado dos russos, a pensar sem emoções mas sim lógico. Então temos duas partes que estão a gerir o ISS e de repente uma parte(com razão ou sem razão não tem importância neste aspecto) metem sanções aos dirigentes da agência espacial russa, basicamente rompem os contactos com eles. O que deve fazer a outra parte, respeitar tudo como não se passasse nada??? Quando uma parte quebra o contrato a outra não tem obrigação de o respeitar. Imagina-se que a empresa de elevadores não faz mais manutenção ao elevador que está no prédio, alguém com juízo vai continuar a pagar a empresa as mensalidades???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até onde tenho lido, no que se refere à ISS, não me recordo de ter visto a aplicação de quaisquer sanções contra os Russos... aliás tem andado tudo em pezinhos de lã lá por cima, nem que seja para permitir o programado regresso de astronauta Americano na cápsula Russa (que já ocorreu)... Estes Bluffs da Rússia cada vez mais estão a enterrá-la.

      Eliminar