2022/05/10

Alqueva tem o maior parque solar flutuante na Europa

O parque solar flutuante do Alqueva é o maior da Europa e está pronto para entrar em funcionamento este Verão.

Portugal tem tido forte investimento nas energias renováveis - e ainda bem que o faz, tirando partido das suas vantagens naturais, como o sol, vento e capacidade hidroeléctrica - e agora está prestes para inicar as operações do maior parque solar flutuante, situado no reservatório do Alqueva.

Com uma área equivalente a quatro campos de futebol e composto por 12 mil painéis solares, este parque solar vai produzir 7.5 GWh anualmente, suficiente para alimentar 1500 casas. Contará também com a assistência de baterias de lítio com capacidade para 2 GWh, para ajudar a estabilizar o fornecimento de energia.
A utilização dos reservatórios de barragens para estes parques solares apresenta diversas vantagens. Para começar, ficam com acesso directo à infraestrtura de fornecimento de energia já instalada para a barragem; em segundo lugar, tiram partido de uma superfície que não rouba espaço no solo, e que não seria utilizável para outros fins. E, como já tem sido feito quando há produção de energia em excesso, pode-se usar a energia solar para bombear a água de volta para o reservatório, para que possa ser reutilizada mais tarde.

A EDP fez os primeiros testes com um parque solar flutuante em 2017 no Alto Rabagão, com 840 painéis. O resultado foi positivo e levou à criação deste que é o maior parque solar flutuante; e que em breve será expandido com mais painéis. O parque deverá entrar em funcionamento em Julho.

3 comentários:

  1. Parece-me que também ajuda a reduzir a evaporação de água armazenada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajuda mas é algo muito marginal porque a superfície de água do Alqueva é enorme.

      O teu comentário fez-me pensar noutra coisa. Estando a flutuar em água, deve ter sistemas de refrigeração usando essa mesma água.

      Eliminar
  2. Se o parque se expandir demais, não falta muito para vir alguém dizer que prejudica a qualidade da.agua, a vida das algas e dos peixes.

    ResponderEliminar