2022/05/17

Apple anuncia transcrição, detecção de portas, e mais opções de acessibilidade

A Apple apresentou uma série de novas funcionalidades de acessibilidade nos iPhones, Macs e Apple Watch, incluindo transcrição em tempo real, e detecção de sons e imagens.

A Apple sempre dedicou uma atenção especial às questões de acessibilidade, fazendo com que o iPhone - por incrível que parecesse - se tornasse num sucesso entre os utilizadores cegos, e tem expandido essas capacidades ao longo dos anos. Agora, passará a ter também a capacidade de transcrição em tempo real, que pode ser aplicada a qualquer conteúdo, como vídeos, chamadas FaceTime, ou podcasts, e com o processamento a ser feito inteiramente no dispositivo, sem necessidade de ligação à internet.

O Apple Watch ganha mais gestos, incluindo alguns vocacionados para pessoas que tenham dificuldade em interagir com o ecrã (como amputados), e também a capacidade das apps watchOS poderem ser executadas no ecrã do iPhone, onde passam a contar com as opções de acessibilidade mais expandidas. O modo de assistência visual, que permite apontar a câmara e ouvir uma descrição do que está a ver - por exemplo, dizendo que está uma pessoa a 2 metros de distância - passa também a conseguir identificar e localizar portas.
Neste modo, o iPhone poderá dizer quando encontra uma porta, a que distância se encontra, se está aberta ou fechada, e até informação que esteja afixada, como horários de funcionamento.




Na secção de reconhecimento de sons, útil para surdos ou pessoas com audição reduzida, para além dos sons pré-reconhecidos (campainhas, alarmes, etc.) passa também a ser possível treinar o reconhecimento de sons específicos de dispositivos de cada utilizador, o que permitirá expandir a utilidade desta funcionalidade.

Por fim, temos também um modo "Buddy Controller", que permite utilizar dois gamepads como se fossem um só, permitindo que uma pessoa possa assistir outra que esteja a jogar, potencialmente permitindo ultrapassar secções mais complicadas e reduzindo o nível de frustração com algo que seria suposto ser divertido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)