2022/05/10

Apple prepara OLED dobrável

A Apple pediu uma patente para um ecrã OLED dobrável que dispensa polarizador.

Com a Samsung a ter sucesso nos smartphones com ecrã dobrável, chega finalmente a confirmação oficial de que a Apple também está a considerar este tipo de ecrã para produtos futuros. A revelação é feita por um pedido de patente, que mostra um sistema dobrável, mas com uma pequena alteração face aos ecrãs existentes.

Para o seu sistema, a Apple propõe a utilização de um ecrã OLED dobrável sem polarizador. O polarizador é uma das camadas que continua a ser utilizada nos ecrãs OLED para melhorar o contraste e reduzir os reflexos, mas cuja remoção permitiria tornar o ecrã mais fino.
Seria uma opção algo estranha, sendo de assumir que os fabricantes de painéis OLED certamente já terão testado esta possibilidade, e não utilizariam a camada polarizadora se achassem que não fosse absolutamente indispensável. É que, além de tornar o ecrã mais fino, a remoção do polarizador também permite tornar o ecrã mais poupado, já que pode funcionar num nível de luminosidade mais reduzido. Outra vantagem de grande interesse para todos, que rapidamente adoptariam se achassem que o efeito da remoção do polarizador se justificasse.

Pode ser um daqueles casos de ter a patente apenas para protecção futura, mas teremos que aguardar até que a Apple lance os seus primeiros dobráveis para descobrirmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]