2022/05/25

Apps iOS têm que deixar eliminar contas dos utilizadores

Todas as apps na App Store que permitirem a criação de contas terão também que permitir a eliminação das mesmas directamente na app.

A Apple está a relembrar os developers que têm até 30 de Junho para actualizarem as suas apps e seguirem a nova regra referente às contas de utilizadores. Todas as apps que permitirem que os utilizadores criem uma nova conta na app, terão também obrigatoriamente que disponibilizar uma opção para eliminação total da conta na app.

As novas regras especificam que as apps deverão deixar que os utilizadores as utilizem sem necessidade de login a não ser que isso seja estritamente necessário, e que também não podem exigir informação pessoal durante o processo de criação de uma conta, a não ser que seja informação realmente indispensável para o funcionamento da app ou serviço.

A Apple clarifica que as apps devem disponibilizar uma forma fácil de eliminar a conta de utilizador, que não se limite a desactivar a conta, mas que efectivamente elimine todos os dados que o serviço tiver guardados.

Sabendo-se que muitas apps e serviços utilizam o mesmo tipo de tácticas que são frequentes entre os operadores de telecomunicações, em que para se abrir uma conta é tudo facilidaes, mas para encerrar uma conta é preciso uma série de procedimentos onde só falta pedirem o envio de um mensageiro montado num cavalo branco; vai ser interessante ver como os grandes serviços, como Facebook, Google, Amazon, e outros, irão lidar com esta nova exigência da Apple para as apps na App Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)