2022/05/01

Baidu e Pony autorizados para táxi sem condutor na China

Na China também vão começar a circular táxis autónomos sem condutores humanos de segurança.

Não é só nos EUA que vão proliferando os serviços de táxis verdadeiramente autónomos. Na China, depois dos testes de táxis autónomos que mantinham um condutor humano de segurança, passa-se agora para o passo seguinte, permitindo remover esse elemento de segurança do banco do condutor.

A Baidu e Pony.ai são as primeiras empresas a receberem autorização para operarem um serviço de táxis autónomos sem condutores humanos em Beijing - embora, curiosamente, continuem a ser obrigadas a manter uma pessoa a bordo. A diferença é que em vez de um condutor de prevenção, agora será possível manterem apenas um "assistente" em qualquer outra posição, como no banco do passageiro.

A remoção dos condutores dos serviços de táxis é encarado como o passo crítico para possibilitar uma nova era dos transportes, removendo os custos associados à necessidade de condutores humanos. No entanto, ainda irá demorar (muitos) anos até que estes táxis autónomos se massifiquem, e quase seguramente continuarão restritos a zonas limitadas, pelo que a necessidade de condutores humanos ainda se irá manter por bastante tempo. Mais rapidamente veremos coisas como camiões autónomos a fazer os transportes nas auto-estradas, onde a condução autónoma se torna bastante mais simplificada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)