2022/05/22

Bomba de baratas ataca centros de fraudes telefónicas

Mark Rober, conhecido pelas suas bombas de brilhantes, decidiu perseguir os centros de fraudes telefónicas.

As bombas de brilhantes de Mark Rober já se tornaram numa tradição anual, perseguindo os ladrões de encomendas que se dedicam a roubar pacotes deixados à porta dos seus destinatários. Mas desta vez, decidiu apontar a um alvo bastante mais vasto, e do outro lado do mundo.

São cada vez mais as pessoas que vão recebendo telefonemas fraudulentos, que se fazem passar pela Microsoft, Amazon, ou outra entidade, e que visam enganar pessoas idosas de modo a conseguirem acesso aos seus computadores e, ultimamente, fazer com que as vítimas lhes enviem dinheiro. São operações de grande escala, efectuadas por call centers principalmente sediados na Índia, e que lucram milhões de euros por mês.

Mark Robber aliou-se a alguns colegas, fez algumas alterações às suas bombas engenhosas (para largarem baratas, mau-cheiro, e ratos), e foi no seu encalço.


Infelizmente, para além de uma breve interrupção nas suas operações, o resultado foi descobrir que alguns elementos das autoridades indianas parecem ser cúmplices com estas actividades e permitem que continuem a operar; pelo que a única forma de avançar é tornar o caso tão público que deixe de haver desculpa para essa inacção.

Até lá, importa divulgar e informar as pessoas de risco, como os membros mais idosos da família, para que ignorem qualquer tipo de chamada que os tente ludibriar com conversas de computadores infectados com vírus, ou com problemas em compras online, ou qualquer outro tipo de táctica.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)