2022/05/22

O efeito da perspectiva nas fotos de retratos

O mundo da fotografia transformou-se com a popularização dos smartphones, mas há coisas que não mudam: como o impacto da perspectiva nos retratos.

Diz-se que uma foto ou vídeo faz engordar as pessoas que nela aparecem, e de certa forma assim é. Mas o que se passa não é nenhuma arte mágica ou má-vontade das câmaras, mas sim a do simples efeito de perspectiva.

Veja-se o seguinte caso. Acreditariam que se trata de uma foto da mesma pessoa?
É a mesma pessoa, e a única coisa que muda é a objectiva utilizada, e a consequente perspectiva da imagem.

A maioria dos smartphones privilegia as objectivas grande angulares, para permitir captar um grande campo de visão - que é vantajoso quando se tira uma foto de coisas próximas - mas com isso temos também uma maior distorção da imagem, que amplia as coisas próximas da câmara.

Isso contribui para as diferenças das fotos ditas "profissionais", que fazem os seus sujeitos ficarem com melhor aspecto, e na prática se resumem a usar objectivas mais longas, que captam a imagem do rosto vista de mais longe.
Felizmente, a evolução tem feito com que também os smartphones comecem a contar com câmaras e objectivas adicionais, o que significa que nalguns smartphones já será possível replicar este efeito da perspectiva para obter retratos mais "apelativos". Da próxima vez, tentem usar a câmara com teleobjectiva para captar um retrato, afastando-se um pouco mais para obter o devido enquadramento, e talvez fiquem surpreendidos com os resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)