2022/05/02

Cabos USB-C PD chegam aos 240W

O USB-C quer ser o cabo standard para "tudo e mais alguma coisa" e já começam a aparecer cabos com capacidade para 240 W.

Depois de permitirem transportar até 120 W, suficiente para carregar a maioria dos portáteis, o protocolo Power Delivery (PD) do USB-C foi actualizado para permitir até 240 W. E embora ainda não tenham chegado carregadores ou portáteis que atinjam esses valores, já começam a surgir os primeiros cabos USB-C PD 240W certificados para essas potências.

Uma empresa holandesa já começou a anunciá-los, disponíveis em três versões: um cabo de 1 metro com 40 Gbps, vídeo 8K/60 e 240 W; um cabo de 2 metros que permite 20 Gbps, vídeo 4K/60, e os 240 W; e uma terceira variante, também com 2 metros, que permite 240 W mas tem dados limitados a 480 Mbps (talvez para quem só esteja interessado em usá-lo com cabo para carregar - mas falta saber se a diferença de preço o justifica).
Com a UE a insistir na utilização do USB-C como ficha standard para os smartphones, veremos se as coisas começam a estabilizar e o USB-C começa finalmente a assumir o seu papel de unificador a nível das comunicações, carregamentos, e até como cabo de vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)