2022/05/05

Enxame de mini-drones autónomos faz tracking até em florestas

Tornando realidade um cenário vistos nos filmes, eis como um enxame de mini-drones pode seguir uma pessoa, até numa floresta densa.

Investigadores de uma universidade na China demonstraram um sistema que possibilita a criação de enxames de drones, capazes de navegar autonomamente por terreno desconhecido, mesmo que esteja repleto de obstáculos - como no caso de uma floresta - sem necessidade de um controlo central ou tracking externo. O sistema é capaz de evitar obstáculos, não só estáticos, como também obstáculos móveis que estejam a atravessar o seu percurso. E, trabalhando em conjunto, conseguem também seguir uma pessoa mesmo que alguns deles fiquem com visão obstruída ou percam comunicação temporariamente.
Nos filmes de ficção científica, não é incomum vermos exploradores a usarem sistemas idênticos de mini-drones para explorarem espaços desconhecidos, criando mapas tridimensionais à medida que vão percorrendo o espaço. É algo que este projecto pode tornar realidade e seria de grande valor - por exemplo, para explorar cavernas. Infelizmente, é também inevitável assumir que haverá quem queira aproveitar esta tecnologia para fins militares, ou de espionagem, mas esse é um dos dilemas que afecta quase todos os avanços tecnológicos.


1 comentário:

  1. Normalmente é tecnologia que já passou pelo forças armadas, antes de chegar ao civil...

    ResponderEliminar