2022/05/05

Notícias do dia

Google, Apple e MS querem dizer adeus às passwords; Xbox All Access chega a Portugal; Tesla Model S ganha ecrã central motorizado; BOE alterou ecrãs do iPhone 13 sem autorização; e Mitsubishi falsificou controlo de qualidade de transformadores durante décadas.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

VW já esgotou carros eléctricos para este ano

Boas notícias para a VW, mas más notícias para os consumidores que consideravam comprar um VW eléctrico este ano: a marca germânica anunciou que já está com toda a produção esgotada para este ano. Ou seja, quem quiser um VW eléctrico terá que aguardar até 2023 - ou considerar modelos alternativos de outras marcas.

Os fabricantes vivem momentos complicados, com a transição para os veículos eléctricos a tornar-se numa "tempestade perfeita", onde para além de terem a já previsível dificuldade para obterem baterias em volume suficiente para os seus veículos, também enfrentam uma falta de componentes que, nalguns casos, já obrigou a suspender a produção ou a proceder a alterações como a remoção de extras que dantes eram incluídos e que agora passaram a ser opcionais.


Nvidia GeForce Now 4K chega a PCs e Macs

Fazer streaming de jogos via GeForce Now da Nvidia em 4K deixa de ser um exclusivo da Shield TV e passa a estar disponível também em PCs e Macs, e também lançando uma nova versão da sua app para Macs com chips M1. De notar que esta resolução só está acessível através da app e não através do acesso web.

Curiosamente, nas Smart TVs Samsung e LG com acesso ao serviço, a resolução continua a manter-se nos 1080p (e até faria mais sentido disponibilizar 4K nelas). Quem preferir frequências mais elevadas, o modo 1080p a 120 Hz também passa a estar disponível nos Galaxy S22, Galaxy Z Fold3 e Flip3, e também no OnePlus 9 Pro.


GitHub vai exigir autenticação 2-factor

A propósito do dia mundial da password, o GitHub anuncia que vai começar a exigir que todos os utilizadores adoptem um sistema de autenticação 2-factor.

No entanto, e para que ninguém seja apanhado de surpresa, isso é algo que só começará a ser exigido no final de 2023, esperando-se que até lá já todos tenham feito essa transição naturalmente. Melhor seria começarem a incentivar desde já a utilização de um sistema sem passwords.


Starlink com modalidade móvel

O serviço Starlink da SpaceX promete internet em todo o lado, mas até agora destinava-se a instalações fixas (apesar de haver quem levasse a sua antena para todo o lado). Agora, o serviço passa a disponibilizar uma modalidade móvel que, por uma taxa adicional de $25 por mês, permite que os utilizadores usem a sua antena em qualquer local do continente em que estiverem registados. Uma opção que será especialmente atractiva para auto-caravanas, ou pessoas que tenham casas remotas onde passem os fins-de-semana, etc. Embora fique por determinar se não conseguiriam ter serviço mesmo sem optarem por esta modalidade.

A SpaceX refere ainda que os utilizadores que usem o serviço na localização registada terão prioridade de acesso, face aos clientes "móveis". E embora diga que actualmente não é oficialmente suportado o acesso em movimento, que está a trabalhar numa solução para esse fim.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O código Morse moderno na sua versão internacional, foi criado não por Morse mas sim por Friedrich Clemens Gerke em 1848, que modificou quase metade da codificação do alfabeto e acabaria por se tornar no código Morse standard definido pela ITU (International Telecommunication Union).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)