2022/05/05

Qualcomm revela chips WiFi 7 de 33 Gbps

A Qualcomm apresentou os seus chips WiFi 7, que permitem velocidades de até 33 Gbps nos modelos topo de gama.

Depois do WiFi 6/6E, já está tudo a acelerar em direcção ao WiFi 7 (802.11be), e a Qualcomm quer ser das primeiras empresas a lá chegar. Os seus chips Wi-Fi 7 Networking Pro Series destinam-se a routers e access points empresariais ou modelos domésticos topo de gama, prometendo velocidades de até 33 Gbps, suporte para até 500 clientes simultâneos, e ligações mais estáveis.

Para isso, estes novos chips utilizam canais mais amplos, de 320 MHz, em todas as gamas de funcionamento (2.4GHz, 5Hz, e 6GHz), usam MLO (Multi-Link Operation) para usarem simultaneamente múltplos canais em diferentes frequências, e contam com AIP (Adaptive Interface Puncturing) para detectarem e evitarem frequências demasiado congestionadas.
O único "problema" é que as especificações finais do WiFi 7 só deverão ficar definidas lá para 2024, e há sempre o risco destes chips iniciais depois poderem não cumprir com a totalidade dos requisitos. De qualquer forma, também ainda irá demorar algum tempo até que cheguem ao mercado, e uma vez que se destinam ao segmento topo de gama, deverão ter preços que serão pouco apelativos (por agora) para os utilizadores domésticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)