2022/05/18

Google recua e permite contas G Suite gratuitas para uso pessoal

A novela das contas G Suite volta a dar uma reviravolta, agora permitindo manter contas gratuitas, mas apenas para uso pessoal.

No início do ano a Google anunciou que deixaria de permitir contas G Suite gratuitas, obrigando a optar por uma modalidade paga. Uma notícia que foi naturalmente muito criticada pelos utilizadores, e que fez com que a Google disponibilizasse uma forma de migrar as contas G Suite para contas Gmail gratuitas. E agora, depois de toda essa angústia, a Google vem dizer que afinal não é preciso!

A Google reconsiderou e agora volta a permitir manter contas G Suite gratuitas.
Isto permitirá manter uma conta G Suite com domínio personalizado, gratuitamente, tal como dantes - mas com a Google a dizer que estas contas deverão ser usadas apenas para uso pessoal não-comercial. Avisa também que este plano poderá perder funcionalidade no futuro, em jeito de pré-aviso de que a ameaça do pagamento continuará a pairar no horizonte.

Na verdade, a Google deveria ter começado por oferecer isto logo desde o início, evitando toda a publicidade negativa que obteve e, pior ainda, a quebra de confiança que daí resultou. Muitos dos utilizadores G Suite já terão transitado para contas gratuitas e agora terão trabalho extra para voltar à conta G Suite que tinham. E, a grande a questão, é saber se estarão dispostos a confiar novamente na Google, sabendo que é bem provável que no futuro volte a acontecer algo idêntico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)