2022/01/20

Google termina contas G Suite gratuitas

A Google vai terminar as contas G Suite gratuitas, obrigando os utilizadores a mudar para uma modalidade paga ou abandonarem tudo o que acumularam na sua conta ao longo dos últimos anos.

A mudança das condições de serviço é um risco que se tem em qualquer lado, e no passado já assistimos a alterações significativas (como quando a Amazon acabou com o espaço ilimitado, e mais recentemente com o Google Photos também a seguir pelo mesmo caminho). Desta vez, é a modalidade gratuita do antigo serviço G Suite, que permitia aos utilizadores Google usarem domínios personalizados, entre outras coisas, que termina.

Os utilizadores do G Suite que não pagavam vão ter que começar a pagar por uma modalidade Google Workspace.
Os preços começam nos €5.20 por mês por utilizador (mas podem ter desconto usando o nosso código - e também há um desconto durante o primeiro ano para os utilizadores que já tinham o G Suite).


Obviamente, nenhum dos utilizadores fica contente por ser forçado a pagar por algo que, até aqui, tinha gratuitamente. E, ao que parece, há cenários complicados onde contas com vários utilizadores agora nem sequer podem reduzir o número de utilizadores para poupar nesta transição.

Há também os que acusam a Google de "extorsão", pois não há forma de migrar da conta G Suite para uma conta Google gratuita normal. Quem não pagar fica sem tudo o que tiver comprado (apps e outros conteúdos) com a sua conta G Suite.

Para muitos, o serviço fornecido poderá compensar o pagamento dos 5 euros mensais... mas seguramente irão olhar de outra forma para os serviços Google de agora em diante.


Actualização: A Google vai permitir transferir para contas gratuitas.

Actualização 2: Depois de todo o reboliço, a Google diz que vai continuar a permitir contas G Suite gratuitas, mas só para uso pessoal.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Só faltou apresentar uma solução para as apps compradas na store.

    ResponderEliminar
  3. e Alternativas? O que existe actualmente gratis?

    ResponderEliminar