2022/05/31

Notícias do dia

/e/OS lança Murena One um smartphone Android sem Google; Xiaomi troca Android TV para Fire TV; Apple não deverá mostrar óculos na WWDC; iRobot OS prepara os Roomba para o futuro; e Google proíbe Deepfakes no Colab.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

Apple prepara Apple Watch com câmara

Pedidos de patente da Apple revelam que a empresa está a considerar a colocação de uma câmara no Apple Watch, posicionada na coroa.

Não será o posicionamento mais confortável ou eficiente, mas a Apple resolve isso com um sistema de encaixe que permite remover o Apple Watch da bracelete, para que possa ser reposicionado facilmente de modo a enquadrar aquilo que se quer fotografar.
Infelizmente, este posicionamento impediria que se pudesse utilizar o Apple Watch para videochamadas, o que seria potencialmente um dos melhores usos para uma câmara no smartwatch. Talvez seja a oportunidade perfeita para estrear uma câmara invisível sob o ecrã num smartwatch.


Monument Valley chega ao PC


Os populares jogos Monument Valley e Monument Valley 2 estão prestes a chegar aos PCs.

Depois de terem feito sucesso nas plataformas mobile, os jogos foram alvo de uma profunda remodelação para passarem do formato vertical para o formato horizontal - e com suporte para ecrãs 21:9 ultra-wide - mantendo o seu visual característico e os desafios para os jogadores.




França traduz esports para "jeu video de competition"

França, o país que mais aferradamente tenta resistir aos anglicismos - ao ponto de continuar a insistir no "logiciel" em vez de "software" - já se pronunciou sobre os esports e os streamers.

Em vez de esports as instituições oficiais ficam obrigadas a usar "jeu video de competition", assim como "joueur professionnel" em vez de "pro-gamer" e "joueur-animateur en direct" em vez de "streamer". Além do logiciel, França também teve que desenrascar palavras curiosas para substituir outras designações inglesas, como: mot-dièse (hashtag), textopornographie (sexting), e courriel (email). Mas, nem todas as suas tentativas são bem sucedidas juntas do público. Por exemplo, os franceses continuam a dizer WiFi, apesar da Academia Francesa estabelecer que a designação correcta deveria ser "l’access sans fil à internet".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Red Digital Cinema foi fundada em 2005 com a missão de criar uma câmara digital que fosse suficientemente boa para ser usada para cinema. A empresa foi crada por Jim Jannard, fundador da Oakley.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)