2022/05/07

Relógio E-Paper com GPS e sensores

O projecto de hoje mostra como criar um atractivo relógio com display e-Ink / ePaper, com sensores de humidade, e sempre certo graças ao GPS integrado.

É "assustador" pensar no que se pode criar hoje em dia usando componentes de baixo custo, e este projecto é precisamente um desses casos. Temos um relógio com display ePaper, que não gasta energia para manter uma imagem visível, e que tem o relógio sempre certo, cortesia dos satélites GPS. Adicionalmente, conta com sensores de temperatura, humidade, e pressão atmosférica, e também apresenta a hora do nascer e pôr do sol, e ainda a fase da lua. Ou seja, não falta nada.

O projecto tem alguma complexidade, mas apresenta-nos duas opções, uma destinada a poupar nos consumos para poder funcionar durante meses apenas com alimentação a pilhas - e que aborda vários aspectos, a nível do hardware e do software, que poderão ser úteis para outros projectos onde se deseje reduzir os consumos. E claro, nada impede de fazer ainda mais ajustes, como reduzir a actualização do display (por exemplo, durante a noite actualizar apenas a cada 5 minutos, em vez de a cada minuto), ou o acerto via GPS (por exemplo, apenas uma vez por semana, em vez de diariamente), para prolongar ainda mais a autonomia.

Um excelente projecto com Arduino que poderá dar as bases e ser adaptado para muitos outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)