2022/05/17

Rússia dispensa airbags, ABS e ESP nos automóveis devido às sanções

As sanções à Rússia continuam a fazer o país regredir décadas em termos tecnológicos e também na segurança automóvel, agora dispensando a exigência de airbags, ABS e ESP.

Os airbags, ABS e ESP (controlo de estabilidade) começaram por ser um luxo reservado aos automóveis mais dispendiosos, mas que acabaram por ser aplicados a todos os carros e, por fim, a serem componentes exigidos em todos os carros. São incontáveis as vidas salvas por estes dispositivos, mas agora na Rússia assiste-se a um retrocesso que elimina todas as décadas de evolução.

Com as sanções devidas à invasão da Ucrânia, a Rússia tem ficado cada vez mais isolada do resto do mundo, e isso impede que tenha acesso a estes equipamentos, o que levou o governo de Putin a começar a abrir excepções para permitir que se pudessem continuar a vender automóveis sem estes dispositivos que, até agora, eram considerados indispensáveis.


Há muitos outros sectores onde se espera que a Rússia seja obrigada a retroceder em termos das certificações de segurança, por estarem impedidos de aceder a peças, componentes e equipamentos de países ocidentais; pelo que quanto mais tempo a situação na Ucrânia se prolongar, mais as coisas irão regredir.

1 comentário:

  1. Aquele povo tem de abrir os olhos e organizar um 25 de Abril na Rússia.

    Até os chineses se irão rir daquilo que a Rússia virá a ser daqui por uma meia dúzia de anos.

    ResponderEliminar