2022/05/02

VESA lança certificação para Adaptive Sync

A VESA tem um novo programa para certificar monitores com Adaptive Sync, para tentar assegurar a sua compatibilidade.

Os standards já não são o que eram, e uma das áreas onde isso se faz sentir é nos sistemas de refresh rate varivável e adaptativo. Embora o Adaptive Sync já faça parte das especificações do DisplayPort 1.2a, tendo por base o FreeSync da AMD, a Nvidia continua a promover o seu G-Sync, e ainda temos o VRR (Variable Refresh Rate) das consolas de jogos.

Isto faz com que não seja garantido que um monitor Adaptive Sync seja capaz de tirar partido do refresh rate variável de um computador com uma placa Nvidia; e levou a VESA a avançar com este programa de certificações para o Adaptive Sync.

Haverá duas grandes categorias. O MediaSync destina-se à reprodução de conteúdos, e garantirá que o monitor é capaz de suportar 23.976, 24, 25, 29.97, 30, 47.952, 48, 50, 59.94, e 60fps, para exibir todo o tipo de conteúdos vídeo na frequência original. Depois temos o AdaptiveSync, com referência à frequência máxima suportada (144, 165, 360 Hz), e também exigindo que o sistema de refresh rate variável funcione até refresh rates de 60 Hz no patamar inferior.

No fundo, e até que isto se torne tão banal que deixe de ser necessário perguntar, o melhor será verificar se o próximo monitor que comprarem vem com a certificação pretendida para garantir o máximo de compatibilidade.

Ter apenas em conta que isto apenas afecta os monitores com DisplayPort, pelo que nos televisores com HDMI continuará a completa confusão do HDMI 2.1.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)