2022/06/23

Alexa vai poder imitar vozes de familiares falecidos

A Amazon apresentou uma funcionalidade algo estranha para a Alexa, que lhe permitirá imitar a voz de familiares falecidos.

Ao longo dos últimos anos a Amazon já fez algumas coisas curiosas a nível de modificar a voz da Alexa, simulando as vozes de algumas vedetas, mas agora está a preparar algo mais pessoal: a capacidade de imitar a voz de familiares que já não estejam por cá.

A ideia é, por exemplo, permitir que uma criança possa pedir que a Alexa leia uma história com a voz de uma avó que já morreu, ou quem quiser recordar as vozes de familiares.


Independentemente do que se achar disto, é algo que acabará por ser inevitável tendo em conta as capacidades tecnológicas. Actualmente já é possível recriar com bastante fidelidade a voz de qualquer pessoa, havendo até programas que permitem editar gravações áudio reescrevendo o texto que se quer ouvir, com o programa a repetir isso na voz pretendida. E usando tecnologia deepfake é até possível fazer isso com vídeo, possibilitando uma interacção ainda mais "realista" com um potencial indivíduo já falecido.

Falta apenas a parte de recriar a personalidade da pessoa - algo que também já tem sido tentado, mas com resultados ainda bastante distantes do que se pode considerar realista - mas, com sistemas de AI a melhorarem as suas capacidades (como o recente caso de um engenheiro que acreditava que uma AI da Google tinha ficado auto-consciente) até isso será uma questão de tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)