2022/06/06

Apple com novos MacBooks com M2 e macOS Ventura

A Apple apresentou o seu novo chip M2, novos MacBooks e novo macOS Ventura.

Depois dos chips M1 melhorados, com o M1 Pro, M1 Max e M1 Ultra, a Apple traz-nos o M2. O M2 continua a ser fabricado em processo de 5 nm como o M1, mas aumenta 25% para os 20 mil milhões de transístores, com promessa de melhoria de 18% no desempenho do CPU e 35% no GPU, com até 24 GB de memória integrada a 100 Gbps. Suporta vídeo 8K e vem com novo secure enclave para maior segurança.
Este novo chip é usado nos novos MacBook Air e MacBook Pro, sendo que a Apple também mantém o MacBook Air anterior com M1. O novo Air conta um ecrã de 13.6", webcam 1080p, ficha MagSafe, duas portas Thunderbolt, ficha de headphones, e suporta carregamento rápido, chegando aos 80% em 20 minutos. Tem também um novo carregador com duas fichas USB-C.

Para tirar partido de tudo isto, a Apple apresenta o novo macOS Ventura.
Conta com melhorias em inúmeros aspectos, tal como a segurança, com novo sistema Passkeys que dispensa passwords; continuidade, que facilita o processo de transferir coisas de / para um iPhone ou iPad (incluindo videochamadas FaceTime); partilha de grupos de tabs no Safari; actividades colaborativas; e muito mais. Mas, uma das que será mais visíveis para os utilizadores, é novo modo de gestão de janelas Stage Manager.

Com o Stage Manager os utilizadores podem manter o foco numa única app ou conjunto de apps que se mantém no centro do ecrã, com as restantes apps a serem agrupadas na margem - mantendo-se facilmente acessíveis mas sem se intrometerem demasiado. Uma vez que cada grupo guarda o arranjo das janelas abertas, acaba por funcionar como um misto de "multi-ecrãs" num mesmo ecrã.
Outro aspecto curioso, é permitir a utilização das câmaras de um iPhone como câmaras do sistema, de forma completamente transparente, bastando colocar o iPhone perto do Mac, para se ter acesso a câmaras com muito melhor qualidade do que as dos MacBooks.

2 comentários:

  1. 1500€ pelo modelo mais básico de 256 GB SSD e 8 GB de RAM?! Boa sorte na Europa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade está alinhado com a concorrência. Basta ver o preço de um XPS 13 ou de um Thinkpad X1.

      Eliminar