2022/06/06

iPadOS 16 aproveita multitasking do macOS Ventura

Tal como era indicado pelos rumores, a Apple aplicou-se bastante a melhorar o multitasking no iPadOS 16, tornando o iPad mais funcional para uso profissional.

Além das melhorias no iOS 16 e novos MacBooks com chip M2, o outro destaque da sessão de abertura do WWDC 2022 foi dedicado ao iPad e ao iPadOS 16.

O iPadOS 16 aproveita muitas das melhorias aplicadas ao macOS Ventura, incluindo o Stage Manager para gestão de janelas e grupos de janelas. As apps no iPad passam a poder ser redimensionadas, com o Stage Manager a permitir o seu fácil agrupamento e acesso, de forma mais simples que os anteriores modos "lado a lado". Este novo modo torna-se ainda mais vantajoso quando se utiliza o iPad com um ecrã externo, permitindo ter ainda mais apps acessíveis de forma imediata - embora seja de prever que isso apenas seja possível nos iPads com chip M1 (ou pelo menos, as referências da Apple durante a apresentação assim parecem dar a entender).

Actualização: o Stage Manager ainda não é tão perfeito quanto se desejaria.
Os utilizadores nos iPads também tiram partido das melhorias a nível de colaboração em documentos e apps, promessa de uma app chamada Freeform que permite vários utilizadores colaborarem num quadro virtual em simultâneo, possibilidade de ver coisas como tamanho das pastas e mudar a extensão dos nomes dos ficheiros, e ainda um modo de "referência" para trabalho com cor calibrada nos iPad Pro 12.9" com Liquid Retina XDR. Inesperadamente, também será possível mudar a densidade dos pixeis no ecrã, de modo a apresentar mais informação no iPad (mas aparentemente também só disponível para os iPads com M1).

O iPad também vai contar finalmente com uma app de meteorologia no sistema, com a Apple a só ter demorado uma década a fazê-lo - mas continua sem app de máquina de calcular, algo que talvez a Apple resolva daqui a mais uma década.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)