2022/06/08

Falha crítica no Windows permite ataques sem abrir documentos

A Microsoft tem estado silenciosa quanto a uma vulnerabilidade crítica, que permite infectar sistemas sem sequer abrir documentos recebidos em anexo.

A Proofpoint revelou uma campanha, bastante direccionada - apenas para uma dezena de empresas - que tira partido de uma vulnerabilidade designada por Follina.

O elevado factor de risco desta falha é que, ao contrário das habituais, que depende da vítima abrir um documento do MS Office incluído como anexo e permitir a execução de macros, neste caso trata-se de um simples documento de texto RTF que nem sequer tem que ser aberto pelo utilizador. O simples processo de pré-visualização feito pelo Windows é suficiente para desencadear a infecção.


O script verifica se a vítima está a correr em ambiente com virtualização, rouba dados dos browsers e programas de email, faz um reconhecimento genérico da máquina, e depois cria um relatório final comprimido pronto para ser enviado para os atacantes.

A Proofpoint critica a MS de, tendo em conta a gravidade da vulnerabilidade, até à data nem sequer ter dito quando (ou se!) se poderá esperar uma correcção de segurança.

De resto, fica o alerta, para saberem que mesmo não se abrindo um documento em anexo, é possível mesmo assim ficar-se com o sistema infectado.

1 comentário:

  1. Muito alarmante mesmo.

    E se há coisa que me tira do sério nas novas versões do Windows é esta predefinição do sistema operativo em colocar a previsão do conteúdo dos ficheiros no Explorador de Ficheiros do Windows.

    A trabalheira que isto me dá: estar constantemente a passar o modo de visualização de ficheiros de "previsão" para "detalhes".

    Chato e cansativo.

    ResponderEliminar