2022/06/06

iOS 16 com lockscreen renovado e muito mais

A Apple arrancou o WWDC 2022 apresentando algumas das novidades que chegarão no iOS 16, começando pelo lock screen.

O lock screen do iOS tem-se mantido relativamente inalterado, mas com o iOS 16 recebe uma das maiores alterações até à data. O lock screen passa a permitir a personalização dos elementos e acrescentar widgets.

A Apple fez o trabalho de casa, e este novo sistema inclui detalhes como, no caso de se adicionar uma foto com pessoas, alguns dos elementos ficarem parcialmente atrás dos elementos em destaque - como um rosto. Os widgets são semelhantes aos que os utilizadores Apple já conhecerão do Apple Watch, e que era algo que já vinha a ser pedido há algum tempo, e mesmo à medida da Apple disponibilizar um modo com ecrã always-on no próximo iPhone 14.
É possível criar múltiplos lock screens, que podem funcionar em conjunto com os modos focus, facilitando a criação de um lock screen que se usa no trabalho, com widgets como a agenda e tarefas; e outros para uso pessoal.

As notificações também recebem remodelação, incluindo a capacidade para se ter notificações com actualizações em directo - um misto de notificação com widget - que permite que, por exemplo, apps de desporto apresentem os resultados actualizados numa única notificação, ou um app estilo Uber mostre o estado do pedido de viagem, em vez de inundarem os utilizadores com múltiplas mensagens.
As novidades são bastante mais vastas. Nas mensagens, passa a ser possível editar mensagens já enviadas, e também eliminá-las. Outro detalhe bem vindo, é possível marcar conversas como "não lidas" para que se possa voltar a elas mais tarde sem ficarem perdidas no meio de todas as outras.

Também é possível tocar num elemento numa foto, como um animal de estimação ou uma pessoa, para o arrastar - só ele - para uma mensagem. Escrita por voz melhorada. O Apple Maps passa a permitir criar rotas com até 15 paragens intermédias. O Apple Pay passa a permitir o pagamento a prestações de forma simplificada. Modo Spatial Audio personalizado, usando as câmaras 3D para registar a cabeça do utilizador. Car Play melhorado, que pode assumir o controlo do painel de instrumentos dos carros. Home app revista, para mais formas de controlo dos smart devices em casa. E muito mais, que iremos analisando ao longo dos próximos meses.

1 comentário:

  1. Uma vez mais a Google a ser completamente ultrapassada... é impressionante

    ResponderEliminar