2022/06/09

iOS 16 vai impedir espionagem do copy-paste

No iOS 16 os utilizadores vão poder impedir as apps de acederem à área de transferência com dados de outras apps.

O iOS 16 está repleto de pequenas alterações que só agora vão sendo descobertas, e uma das que pode passar despercebida mas é de extrema importância é a nova forma de acesso aos dados da área de transferência.

Há dois anos, com a chegada do iOS 14, a Apple começou por denunciar as apps que acediam à área de transferência, e com isso permitiu identificar uma série de apps que espiavam intensivamente todos os "copy-paste" feitos pelos utilizadores. Com o iOS 16 a Apple dá o passo seguinte.

Até agora, podíamos ver quando uma app acedia à área de transferência, mas sem que se pudesse fazer nada quanto a isso. Algo bastante frustrante quando, após terem feito algo como copiar uma morada, ou uma password, viam uma qualquer app a aceder a esses dados e a enviá-los sabe-se lá para onde, sem haver qualquer motivo para isso. Mas, com o iOS 16, em vez da simples notificação de que isso foi feito, teremos um popup que nos permite recusar que uma app aceda à área de transferência com dados inicialmente copiados de outra app.

Falta saber se esta permissão não se irá tornar demasiado intrusiva; mas tendo em conta os potenciais riscos de segurança e privacidade, de apps acederem a dados que estavam na área de transferência, acho que será melhor conviver com um pequeno incómodo do que não poder fazer nada quanto a isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)