2022/06/22

Samsung prestes a iniciar produção de chips de 3nm

A Samsung não quer ficar para trás na corrida, e diz estar pronta a iniciar a produção de chips de 3 nm.

Estamos em fase de transição para os chips de 3 nm - e com os de 2 nm a serem prometidos para os próximos anos - e a Samsung parece querer manter-se na linha da frente, antecipando-se à TSMC, e dizendo que pode arrancar a produção em volume de chips de 3 nm (a TSMC só o deverá fazer daqui por alguns meses).

A Samsung diz que o seu processo de 3 nm permite reduzir a área em 35%, e aumentar o desempenho em 30% ou reduzir os consumos em 50% face ao seu processo de 5 nm - utilizado no Exynos 2100 e também nos Snapdragon 888.
Para manter a capacidade destes chips em escala diminuta, a Samsung vai adoptar um design MBCFET "Nanosheet" para os transístores.

A grande questão é saber qual será a taxa de sucesso na produção destes chips, sendo que a Samsung se defende dizendo apenas que a produção de 3 nm está a chegar a um nível de sucesso idêntico ao do processo de 4 nm - o que não é dizer muito, considerando que a marca sul-coreana nunca revelou oficialmente taxas de sucesso desse processo, e que o consenso entre os analistas era a de que a taxa de sucessor era bastante "má".

Para o próximo ano a Samsung diz já ter uma evolução do processo pronta a entrar em acção, e que poderá avançar para os 2 nm em 2025.

1 comentário:

  1. Vendo pelo meu S22 Ultra, este 3nm deve ser idêntico ao de 7nm da TSMC...

    ResponderEliminar