2022/06/12

Simulador de ray tracing 2D

Quem se interessar por ray tracing pode explorar o percurso da luz usando este simulador interactivo, em 2D.

Quando se fala de ray tracing normalmente associa-se imediatamente à geração de imagens hiper-realistas geradas por computador, ou de efeitos de transparência e reflexos mais realistas nos jogos de última geração, mas não tem que ser necessariamente assim.

A técnica do ray tracing consiste em calcular o percurso seguido pelos raios de luz, à medida que vai interagindo com as superfícies e elementos de uma cena, e este simulador ray tracing demonstra isso de forma exemplar, permitindo-nos brincar com vários estilos de fontes de luz, em diferentes cenários com lentes e espelhos, para ver os resultados.
Podemos ajustar o número de raios luminosos a ser calculados, assim como o número de colisões calculadas para cada raio, o que é uma das opções mais demonstrativas, revelando a diferença que isso tem na imagem final, principalmente nos níveis mais baixos (vejam a diferença que faz calcular zero reflexos, um, dois, três, ou quatro).

Outra coisa curiosa, que infelizmente este simulador não permite mas que o seu criador publicou no YouTube há alguns anos, é uma animação que demonstra como seria ver a luz a propagar-se em câmara ultra-ultra-ultra-lenta.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)