2022/06/22

Tensor 2 da Google com ganhos modestos

O próximo Tensor 2 usado no Pixel 7 deverá ter ganhos modestos face ao chip Tensor 1 usado no Pixel 6.

O Pixel 7 arrisca-se a ser um dos novos modelos mais mal-guardados de sempre, com alguns protótipos a terem até sido postos à venda no Ebay. Um dos modelos que também apareceu foi um Pixel 7 Pro bloqueado, que apesar de não estar funcional, acabou por revelar informação interessante através dos logs de arranque do sistema.

Os logs revelam que o Tensor 2 vem equipado com núcelos Cortex-A55, que pertencem à geração ARMv8 (em vez dos A510 da geração ARMv9 mais recente), e uma vez que não é possível combinar núcleos de diferentes versões da arquitectura, isso significa que também os núcleos de alto-desempenho terão que pertencer à anterior arquitectura. O chip Tensor 1 original usava 2x Cortex-X1 de alto desempenho, 2x Cortex-A76 de médio desemnpenho, e 4x Cortex-A55 de baixo consumo. Com o chip Tensor 2 a manter a mesma estrtura (2+2+4) será inevitável que tenha que se manter pelo X1 de máximo desempenho, já que os X2 já são ARMv9, mas permitindo que a Google opte por núcelos A78 em vez dos A76, que são os últimos núcleos da gama ARMv8 para aquela posição.

Apesar da Google ter optado por dois X1 em vez de apenas um, como fizeram muitos dos demais fabricantes de chips, o Tensor 1 nunca se destacou em termos de desempenho a nível de CPU. E uma vez que se vai manter praticamente inalterado, o Tensor 2 fica também penalizado desde já a esse nível. Resta esperar que a Google tenha apostado noutros sectores, como o NPU, para dar ao Tensor 2 novas capacidades a nível das funções de machine learning e processamento da câmara.

O Pixel 7 "Panther" e Pixel 7 Pro "Cheetah" deverão ser revelados em Outubro, a par do Pixel Watch.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)