2022/07/16

Baterias de iões de sódio com novos avanços

O sonho de ter baterias eficientes usando materiais comuns fica um pouco mais perto de se tornar realidade com as baterias de sódio.

Investigadores do PNNL (Pacific Northwest National Laboratory) do Departamento de Energia dos EUA conseguiram um grande avanço nas baterias de iões de sódio. As baterias de iões de sódio têm sido investigadas há anos, apresentando uma série de vantagens sobre as baterias de iões de lítio - a começar pelo facto de usarem um dos elementos mais comuns no nosso planeta (basicamente, o sal). O grande problema é que, até agora, estas baterias sofrem de uma longevidade bastante reduzida, suportando poucos ciclos de carga até se degradarem consideravelmente. Algo que pode ter sido resolvido.

A equipa de investigadores alterou a "receita" da bateria, e o resultado foi a criação de uma célula que foi capaz de ser recarregada mais de 300 vezes mantendo 90% da sua capacidade original - um avanço substancial que dá todo um novo potencial de aplicações práticas a este tipo de bateria.

Adicionalmente, para além de usar apenas elementos comuns, estas baterias têm ainda a vantagem adicional de serem imunes à temperatura, podendo funcionar a temperaturas negativas sem problemas, suportarem tensões maiores e, não menos importante, não são inflamáveis.

Esperemos que estes avanços possam possibilitar que rapidamente se tornem baterias comercialmente viáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)