2022/07/18

ChromeOS Flex mostra o que valem os computadores antigos

O ChromeOS Flex é uma excelente opção para recuperar computadores antigos sem as preocupações dos sistemas operativos tradicionais.

A Google expandiu recentemente o programa de lançamento do Chrome OS Flex, passando a abranger dezenas de modelos com suporte oficial. Mas, mesmo em máquinas sem suporte oficial, as probabilidades são bastante boas a nível de que tudo (ou pelo menos os elementos essenciais) funcione como se deseje.

A grande vantagem, para além de permitir recuperar máquinas antigas com sistemas operativos obsoletos - e no qual se englobam também Chromebooks que foram abandonados - também serve como demonstração clara de como os sistemas operativos actuais se tornaram bastante "pesadões". O ChromeOS Flex funciona perfeitamente em máquinas modestas, incluindo computadores com uma década com apenas 4 GB de RAM. Algo que até acaba por ter a sua piada, considerando que o Chrome nos desktops passou de ser um browser eficiente para um browser que agora é capaz de comer gigabytes de memória.


É certo que não faltam alternativas Linux pensadas para máquinas modestas, que também funcionam de forma excelente em máquinas antigas (Xubuntu e Lubuntu, por exemplo, para não ir buscar distros mais esotéricas), mas que poderão deixar alguns utilizadores Windows com a sensação de "estranheza" de usarem um Linux. O ChromeOS Flex, por sua vez, esconde tudo isso atrás do aspecto do Chrome, e remove todo o receio de que se esteja a mexer em opções que possam "estragar" o sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)