2022/07/14

Google lança Chrome OS Flex para PCs e Macs

Depois da fase de testes, a Google anuncia a expansão do Chrome OS Flex a muitos mais equipamentos - mas ainda focando-se nas empresas e escolas.

O Chrome OS Flex é o sistema da Google que permite transformar computadores mais antigos em Chromebook com uma versão instalável do Chrome OS - e que a Google diz agora estar pronta para abranger PCs e Macs.

Ainda assim, e tal como tinha acontecido na apresentação anterior, o site oficial continua a remeter para um formulário de contacto mais adequado para empresas do que para os utilizadores finais, sem dar acesso a um download directo.

Quem se quiser aventurar no Chrome OS Flex terá que o fazer através da extensão Chromebook Recovery Utility, utilizando-a para criar uma pen USB de arranque com o Chrome OS Flex (a Google disponibiliza as instruções).
Além do sistema permitir dar uma nova vida a computadores antigos, também permite reaproveitar Chromebooks que se tornaram obsoletos por chegarem ao fim do prazo para receberem actualizações.

Se em muitos casos poderá ser mais versátil optar por uma distro Linux "levezinha" que permitirá utilizar o Chrome e muitas mais apps; há situações onde a simplicidade do Chrome OS poderá ser mais vantajosa em termos de evitar preocupações com o que se pode instalar e o que o poderá infectar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)