2022/07/11

Descodificador gratuito para ransomware AstraLocker e Yashma

A Emsisoft disponibilizou um descodificador gratuito para as vítimas do ransomware AstraLocker e Yashma.

Mais uma vez fica demonstrado que, depois da frustração inicial de se ser vítima de um ataque de ransomware que bloqueia os nossos ficheiros, é importante manter a cabeça fria e manter esses dados (codificados) seguros, para a eventualidade de surgir um descodificador no futuro. E é precisamente isso que volta a acontecer.

Há um descodificador gratuito para o AstraLocker e Yashma.
O descodificador conta com 8 chaves do AstraLocker (para extensões .Astra e .babyk) e 3 chaves do Yashma (extensões .AstraLocker ou com combinação aleatória de quatro caracteres).

Curiosamente, ou não, o responsável pelo AstraLocker diz ter encerrado a actividade na área do ransomware, talvez para evitar a maior atenção de que estes ataques têm sido alvo por parte das autoridades; e que se irá dedicar aos roubos de criptomoedas.

Com isto, as possibilidades de recuperar ficheiros bloqueados por ransomware vai aumentando - sendo que já existem ferramentas para descodificar muitos outros, como: Ragnarok, Avaddon, SynAck, AES-NI, Shade, FilesLocker, TeslaCrypt, Crysis, Ziggy, e FonixLocker.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)