2022/07/08

Espanha prepara radares que detectam travagens antes do controlo de velocidade

Em Espanha estão a ser testados os "radares em cascata", que pretendem apanhar quem trava antes de um radar de controlo de velocidade e de seguida volta a acelerar.

A rotina rodoviárias é frequente, não só em Espanha como também em Portugal. Um automóvel segue a velocidade elevada, aproxima-se de um ponto de controlo por radar, trava para a velocidade regulamentar (de forma mais / menos brusca dependendo do condutor e do dia) e volta a acelerar algumas centenas de metros após ter passado o radar.

Em Espanha, alguém teve a brilhante ideia de achar que a solução para o problema é a instalação de um sistema que detecta travagens antes do radar e posterior aceleração depois do radar, que na verdade consiste na instalação de múltiplos radares em sequência. O sistema tem gerado polémica, até sobre a legalidade, mas não é preciso complicar demasiado e entrar na discussão sobre se isto vai penalizar quem está a travar para cumprir a lei: no fundo, são apenas vários radares de velocidade, que ficam posicionados a poucas centenas de metros uns dos outros.

A parte idiota do sistema é que não é difícil ser um génio para antecipar qual será o resultado: os condutores continuarão a fazer o mesmo, travando antes de chegarem ao início destes (agora vários) radares, e voltando a acelerar depois de os passarem. Qual será a solução que irão inventar a seguir, colocar um radar a cada 100 metros ao longo de todas as estradas?

Por cá não me pareça que este problema se coloque. Afinal, se já temos que ter radares "falsos" por não haver radares para todos os pontos de controlo, as probabilidades de instalar três ou quatro num único local são extremamente reduzidas.

7 comentários:

  1. A solução é colocar dois radares relativamente afastados e calcular a velocidade média entre radares, Deve ficar mais barato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já existem. https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/radares-de-velocidade-media-sabe-o-que-sao

      Eliminar
  2. Alguém que dê um chuto no cu destes iluminados antes que a coisa descambe de vez.
    Isto acontece na VCI no Porto, por exemplo. Temos a zona dos radares com o trânsito todo entupido pelo facto do pessoal ir a passo de caracol (80km/h) e o resto da via mais desempedida. Os carros modernos vão com naturalidade a 120-130 na auto estrada, em segurança, mas na VCI que tem 4 vias (mais duas que a AE), não não, temos que ir a 80. Obviamente que ninguém quer isso senão os iluminados.
    Passa 1 milhão de carros a 120 e não há problema e depois vem mais um e há um acidente...solução é baixar o limite para 80. Certo.
    Ah e depois temos notícias como:
    "EU will require all new cars to include anti-speeding tech by 2024"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A VCI não tem condições nenhumas para se ir a 120 kmh. É uma zona cheia de zonas de entrada e saídas, assim como pessoas que têm que criar várias faixas de rodagem, já para não falar em pontos de saturação. Em suma: 80-90 kmh é o indicado.

      Eliminar
  3. É o que temos é uma tristeza enfim

    ResponderEliminar
  4. Isso acaba, quando entrar em vigor o controle de velocidade automático, do veículo, não falta muito, os equipamentos já vão ser obrigatórios no veículos novos e quer se queira quer não, os acidentes e a gravidade diminuem, bem como o consumo. É os radares ficam obsoletos ou inúteis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vamos ter muitas décadas de carros sem esses sistemas de limitação. Os sistemas são necessários porque a maioria são muito perigosos a conduzir; os radars são necessários para encher os cofres da polícia

      Eliminar