2022/07/08

Sony remove filmes da PlayStation Store - mesmo para quem os comprou

A Sony volta a dar uma machadada nas compras digitais, fazendo desaparecer filmes e séries da PlayStation Store, mesmo para os clientes que compraram esses conteúdos.

Parecendo querer manter a sua (má) tradição - que nalguns casos ainda fará recordar os tempos em que infectou os computadores de todos os que compraram CDs infectados com DRM - a Sony volta a pregar uma partida de mau gosto a todos os que confiaram nela para comprar séries e filmes através da PlayStation Store. A Sony está a remover esses conteúdos da sua loja digital, e os clientes ficarão sem eles.

A medida afecta cliente na Alemanha e Áustria e centenas de filmes, incluindo: Paddington, The Hunger Games, John Wick. E neste caso não estamos a falar de clientes que pagaram por um serviço tipo Netflix, que dá acesso a um catálogo que vai mudando ao longo do tempo, mas a clientes que tinham comprado estes filmes especificamente - e que agora descobrem que afinal a sua compra era apenas virtual. A Sony nem sequer oferece soluções, por muito trabalhosas que pudessem ser, para quem quiser manter o acesso aos filmes comprados. Mas será ainda mais caricato se / quando, daqui por uns tempos, a Sony lançar outro serviço de filmes digitais, e convidar os clientes a voltarem a comprar os filmes.

Entre isto e a overdose de serviços de streaming, não será grande surpresa se nos próximos anos se assistir a um ressurgimento da chamada "pirataria", depois de ter ficado demonstrado que a mesma podia ser drasticamente reduzida através da oferta de serviços legítimos, com catálogos abrangentes, a preço justo. Pode ser que, um destes dias, a par das muitas discussões dos direitos de autor, também se possa começar a falar dos direitos dos clientes compradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)