2022/07/08

Starlink lança serviço para embarcações

A Starlink lançou uma nova variante marítima, para levar internet a navios e outras embarcações - mas a preço de iates de luxo.

Tendo recentemente recebido autorização para fornecer serviço de internet móvel (literalmente) - sendo que até aqui o serviço da SpaceX apenas podia oferecer oficialmente ligações a estações base estacionárias, mesmo no caso do serviço destinado a auto-caravanas - a SpaceX avança para os mares.

A nova variante Starlink Maritime inclui duas antenas mais resistentes, preparadas para resistir às intempéries e tempestades habituais neste ambiente, mas que obrigam a um investimento inicial de 10 mil dólares, seguido de uma mensalidade de 5 mil dólares!

São valores muito mais dispendiosos que os do serviço Starlink terrestre, mas que tiram partido do facto de, no meio do mar, não haver muitas alternativas para serviços de ligação satélite de banda larga.
A SpaceX dá o exemplo do streaming feito a partir das suas bases de aterragem flutuantes, em comparação com um serviço concorrente que Elon Musk disse custar 150 mil dólares por mês.


E antes que alguém se lembre de contratar o serviço terrestre normal e levá-lo para o mar, a SpaceX já deu a entender que ia estar atenta a essas situações e que poderia levar ao cancelamento do contrato.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)