2022/07/01

Notícias do dia

UE prolonga roaming gratuito até 2032; Apple impedida de usar os seus modems 5G por patentes da Qualcomm; Infinix prepara carregador de 180 W; China aposta em sistema operativo próprio para evitar dependência no Windows; malware ZuoRAT infecta routers e computadores.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um selfie stick / mini tripé Gritin Palo. E, sendo início do mês, é a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ para descontos exclusivos e prémios mensais adicionais.

Starlink autorizada a fornecer serviço em movimento

A FCC norte-americana deu autorização à SpaceX para expandir o serviço Starlink a veículos em movimento.

Apesar de já várias pessoas terem testado a ligação Starlink via satélite em veículos, esta autorização abre as portas à oferta oficial do serviço para levar internet a auto-caravanas, camiões, aviões, embarcações, etc. Até agora, a única oferta oficial além do serviço fixo residencial, era a de utilização para autocaravanas, mas destinando-se a ser usado de forma estacionária.

Por agora, a SpaceX enfrenta outro problema "terrestre", já que existe uma potencial expansão da gama de frequências 5G nos EUA que poderá causar bastantes interferências no serviço Starlink.


Netlix com publicidade pode reduzir clientes pagos actuais

A Netflix está em modo de alerta com a perda de subscritores, e já confirmou que iria lançar modalidades mais baratas com apresentação de publicidade - um sistema do qual se tinha mantido afastado até agora. No entanto, a táctica pode não funcionar como a Netflix espera, e ter precisamente o efeito oposto.

Alguns analistas estão a alertar que a introdução de mensalidades mais baratas poderá canibalizar as actuais subscrições, fazendo com que muitos clientes abandonem as subscrições mais caras para adoptarem as novas subscrições mais baratas, preferindo ver um pouco de publicidade. Uma opção bastante provável tendo em conta que a Netflix tem mantido uma mensalidade bastante acima da de serviços concorrentes, como o Disney+ e HBO Max.

Mas, por agora, o que mais preocupará os actuais utilizadores é saber se a Netflix irá mesmo perseguir quem partilha o serviço com vários amigos - outra das tácticas populares para reduzir o valor efectivo da mensalidade.


Amazon facilita cancelamento do Prime na Europa

A Amazon comprometeu-se a abandonar o uso de "dark patterns" para dificultar o processo de cancelar o serviço Amazon Prime na Europa.

O serviço Amazon Prime é excelente para quem faz compras frequentes na Amazon (ou simplesmente quer ter acesso ao Amazon Prime Video ou outros serviços incluídos), mas infelizmente era também um dos maus exemplos em que a Amazon - tradicionalmente tão amiga dos clientes - lhes dificultava a vida, sendo necessário passar por inúmeros passos para cancelar o serviço. Agora, os utilizadores poderão cancelar o serviço com apenas dois cliques, com facilidade equivalente à adesão ao serviço.


Newsblur com interface renovado

O Newsblur tem sido o meu leitor online de feeds RSS desde a morte do Google Reader, e agora sofreu um actualização visual que o torna bastante mais moderno.

Apesar de, para a maioria dos utilizadores de RSS, o essencial serem as funcionalidades - e nesse aspecto, a sua imensa versatilidade de ser configurável de acordo com o que cada um pretende, não ter rival - o novo interface ajudará a cativar novos utilizadores que não queiram perder tempo a tratar dessa configuração. Adicionalmente, além das modalidades existentes, passa também a haver uma nova modalidade premium de $99/ano que garante um arquivo ilimitado de todos os feeds.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O RSS foi lançado pela Netscape em 1999 no seu portal MyNetscape, mas acabou por abandoná-lo. O sistema ainda é utilizado hoje em dia, como forma de subscrever notícias e sites na web sem necessidade de visitar cada site individualmente.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)