2022/07/01

UE prolonga roaming gratuito até 2032

Fazendo-nos recordar os tempos em que roaming era sinónimo de pesadelo, temos a boa notícia de que a UE garantiu o roaming gratuito por mais uma década, até 2032.

A iniciativa que permite usar as condições do tarifário doméstico quando se está em roaming noutro país da UE foi prolongado até 2032; e com isso, os europeus podem fazer chamadas e aceder a dados móveis tal como se estivessem no seu país de origem, sem se preocuparem com custos acrescidos por estarem noutro país.

Hoje em dia podemos agradecer a despreocupação com que se pode utilizar o smartphone quando se visita outro país da UE, mas aquilo que parecerá um mito urbano para alguns ainda são memórias recordadas por muitos, dos tempos em que o roaming era quase sempre associado a pesadas contas no final do mês. Em tempo, poderia considerar-se quase mágico estar a receber uma chamada no nosso número de telemóvel mesmo quando se estava noutro país - ainda me recordo claramente da minha primeira chamada recebida em roaming, com um amigo a perguntar "estás em casa?" e eu a responder "nem por isso, estou na Alemanha!".

Nessa altura cada chamada feita, ou recebida(!), era paga a peso de ouro (se bem me recordo as chamadas recebidas eram ainda mais caras, tornando mais conveniente cancelar a chamada e fazer a chamada de volta). E tínhamos ainda os casos de quando se estava perto da fronteira com Espanha, se estar sujeito a que o telemóvel se ligasse a uma rede espanhola e fosse contabilizada como roaming, apesar de se estar em Portugal - muitas vezes com isso a apenas se fazer notar quando a conta chegava.

A política do roaming gratuito é um excelente exemplo de como as coisas podem / devem funcionar num mercado único, mas há ainda muitas outras coisas que devem ser melhoradas, como uma melhor uniformização a nível dos tarifários, que por cá ainda nos fazem mendigar alguns gigabytes de dados, que noutros países são dados com fartura a uma fracção do preço que pagamos. Esperemos que por altura da próxima renovação do roaming, já todos os operadores tenham evoluído para oferta de dados móveis ilimitados a preços convidativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)