2022/07/30

Ford testa posto de carregamento robotizado

A Ford desenvolveu um protótipo de posto de carregamento robotizado que os condutores operam através do seu smartphone a partir do interior do seu veículo eléctrico. A tecnologia permite aos condutores com deficiência permanecer no automóvel enquanto carregam, podendo também sair do veículo enquanto o robot faz todo o trabalho.

Abastecer um carro de combustível ou carregar um veículo eléctrico é uma tarefa simples para a maioria das pessoas, mas para condutores com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas idosas, esta operação pode constituir uma tarefa difícil. Os condutores com deficiência têm bem definida a facilidade de carregamento como um dos fatores decisivos para a compra de um veículo eléctrico. A Ford está a testar o posto de carregamento robotizado no âmbito de um projecto de investigação para o desenvolvimento de soluções de carregamento "mãos livres" para veículos eléctricos e carregamento totalmente automático para veículos autónomos.

Após os testes iniciais em laboratório, os investigadores da Ford estão agora a testar o posto de carregamento robotizado em situações da vida real. Uma vez activada, a tampa do posto abre-se e o braço de carregamento estende-se até à ficha de entrada de alimentação com a ajuda de uma pequena câmara. Nos testes, os condutores puderam monitorizar o estado da carga através da aplicação FordPass. Após a carga, o braço recolhe novamente para o seu lugar.
No futuro, o posto de carregamento robotizado, feito pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, poderá ser instalado em lugares de estacionamento para deficientes, parques de estacionamento, ou até mesmo em casas particulares. Outras aplicações poderam incluir o carregamento de forma rápida e eficiente de frotas empresariais. A tecnologia poderá também suportar um carregamento mais potente para carregar veículos em menos tempo.

O processo poderá ainda tornar-se totalmente automatizado, com o mínimo ou nenhum envolvimento do condutor. O condutor simplesmente enviar o veículo para o posto de carregamento, cabendo à infraestrutura assegurar a chegada e regresso do veículo ao seu destino de forma autónoma.


[via Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)