2022/07/29

Akamai defende contra maior ataque DDoS na Europa

A Akamai revelou ter enfrentado o maior ataque DDoS já registado na Europa, que atingiu um pico de 853.7 Gbps.

Os ataques DDoS (Distributed Denial-of-Service) são uma forma popular de ataque, que consiste em saturar um servidor, ou equipamento, com um fluxo elevado de pedidos que acaba por saturar a ligação e inviabilizar o seu funcionamento. É um ataque que, tendo em conta a infraestrutura actual, é impossível de ser desencadeado a solo, quase sempre fazendo uso das chamadas botnets, onde existem milhares, ou dezenas de milhares de computadores e outros equipamentos infectados e que podem seguir os comandos que forem dados pelos atacantes.

Desta vez, o ataque foi registado a 21 de Julho, e atingiu um máximo de 853.7 Gbps (gigabits por segundo) e 659.6 Mpps (milhões de packets por segundo).
A Akamai não revelou a identidade do alvo do ataque, dizendo apenas que já tinha sido alvo de 75 ataques DDoS, de menor escala, nos últimos 30 dias.

O ataque deu uso a múltiplas técnicas DDoS, não só com pedidos UDP como também com ICMP flood, RESET flood, SYUN requests, fragmentos e anomalias TCP, PUSH flood, PSH ACK flood, etc. Mas, mesmo com tudo isto, a rede da Akamai conseguiu resistir e defender contra este ataque.

Em Junho, a Cloudflare enfrentou um ataque que usou a Mantis botnet e que atingiu 26 milhões de RPS (Requests por segundo), sendo o ataque mais poderoso já registado até ao momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)