2022/07/14

Objectiva periscópica só no iPhone 15 Pro Max

A Apple só deverá adoptar uma objectiva periscópica no iPhone 15 de 2023, e mesmo assim apenas no modelo iPhone 15 Pro Max.

Se para os iPhone 14 deste ano não se esperam grandes revoluções a nível das câmaras (apenas uma actualização dos sensores), para o próximo ano a Apple poderá regressar à diferenciação das câmaras entre o modelo de tamanho normal (iPhone 15 Pro) e tamanho grande (iPhone 15 Pro Max). Segundo as previsões de Ming-Chi Kuo, a Apple irá estrear o uso de uma teleobjectiva periscópica 6x nos iPhones, mas apenas no iPhone 15 Pro Max.

Não seria algo inédito, considerando que também no iPhone 12 Pro Max a Apple aplicou-lhe uma teleobjectiva 2.5x e sensor maior na câmara principal, face ao iPhone 12 Pro. Nos iPhone 13 Pro e 13 Pro Max a Apple manteve sistema de câmaras idênticas (actualmente com teleobjectiva 3x), pelo que o salto, a confirmar-se, será para o dobro.

As objectivas periscópicas foram a forma encontrada para permitir teleobjectivas maiores na espessura reduzida dos smartphones, com o conjunto da objectiva a ficar "deitada" paralela ao corpo do smartphone. Alguns fabricantes já mostraram protótipos com zoom variável, mas a tecnologia parece ainda não estar no ponto para ser lançada num produto comercial.

No entanto, para 2024, Kuo refere que a Apple já poderá ter conseguido optimizar um pouco mais o sistema, e lançar o sistema de objectiva periscópica também no iPhone 16 Pro pequeno.

1 comentário: