2022/07/12

Temperaturas em Portugal saem da escala

Portugal atravessa mais uma vaga de calor, que pode superar o recorde de 47.3ºC atingido em 2003.

Para os próximos dias antecipam-se novos dias de calor, com alguns locais do país a terem previsões que "saem da escala" - ou seja, que superam os 46ºC da escala actualmente utilizada para a sua representação.


Esta não seria a primeira vez que Portugal entrava nos 47ºC. Em 1 de Agosto de 2003 os termómetros chegaram aos 47.3ºC na Amareleja, definindo o recorde de temperatura máxima que se mantém até hoje, mas que está em risco de poder ser superado a qualquer momento.

Infelizmente não é nenhuma situação inesperada, sendo até bastante desanimador rever alguns documentários com meia dúzia de anos (e mais), que alertavam precisamente para este tipo de cenários. Com as alterações climáticas e a perda de gelo nos pólos, não só temos que lidar com um nível do mar crescente, como também com as alterações das correntes atmosféricas e oceânicas que regulam o clima. Com isso, deixamos de ter um clima moderado regular, para temos variações cada vez mais frequente, que nos sujeitam tanto a vagas de calor extremo como de frio extremo.

O problema é que, ao estilo dos alertas para a subida do nível do mar, a maioria das pessoas / países só se preocuparão quando tiverem a água a entrar pelas suas portas. Neste caso, já temos o calor a demonstrar que a "panela" já se aproxima do ponto de ebulição. Esperemos que ainda haja tempo para desligar a placa, mas imagino que para algumas pessoas, mesmo perante estas evidências, a solução será simplesmente: "aumenta aí a escala das temperaturas até aos 50ºC e já fica o problema resolvido" - pelo menos durante mais uns anos.

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. As alterações climáticas sempre existiram, desde que existe planeta.
    Nos anos 80 as ondas de calor eram frequentes. Acontece que nos anos 80 os termómetros não estavam em áreas urbanas, havia jornalismo (e trabalho científico) sério, sem haver estes gastos exércitos de lavadores de cérebros digitais, nem bloggers opinado que nunca fizeram uma cadeira de física ou matemática...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade.

      Nos anos 80 só as zonas rurais é que dispunham de termómetros. Nas cidades ainda se vivia numa mentalidade de idade média e por isso os meteorologistas tinham de se refugiar nos recantos rurais, esses abrigos científicos longe da maledicência urbana.

      Eliminar
    2. Comparar as alterações climáticas que sempre existiram, no decorrer da vida do planeta e que demoravam milhares de anos a acontecer, se exceptuarmos a catástrofe provocado pelo choque do grande meteoro, com o que acontece actualmente em dezenas de anos é comparar a Estrada da Beira com a beira da estrada.

      A teoria do John é ainda tão mais absurda quando afirma que nos anos 80 não havia termómetros em áreas urbanas. As capitais de distrito deviam então ser áreas rurais nessa altura e até muito antes disso.

      Só falta dizer que a Terra é plana e vimos todos de França no bico duma cegonha.

      Eliminar
  3. Portugal tem estado na frente de tudo o que é mau (aborto, doação de órgãos, despenalização das drogas, etc.) é justo que também esteja na frente de tudo o que a Natureza tem de mau para oferecer a esse povo.
    Acção > Consequência.
    É desfrutarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tirar um screenshot deste comentário, imprimir e fazer um pega monstro.

      Eliminar
    2. O pior é saber que gente que pensa dessa forma... Também tem direito a votar!
      🤢🤢

      Eliminar
    3. Acho que o facto de haver pessoas a pensarem desta forma terem direito a votar não é o pior. Isso foi um direito para o qual muitas pessoas neste país lutaram.
      O pior mesmo são aqueles que se acham mais espertos não irem votar para fazer a diferença ou não fazerem algo para que os mentecaptos tenham instrução e não venham com este tipo de conversas!

      Eliminar
    4. Precisamente. A democracia veio trazer o direito de voto a todo e qualquer cidadão maior de 18 anos, seja ele pessoa de bom senso, idiota, alto, baixo, gordo, magro, etc.

      Com efeito, a maior parte do problema está mesmo no lado de quem não participa tendo capacidades para tal.

      A verdadeira responsabilidade é essa: saber o que tem de ser feito para o bem comum e decidir não o fazer, principalmente, em tempos mais agrestes.

      Eliminar
    5. Colocassem vossa intuição espiritual acima do intelecto e iriam ver como de facto é assim.

      O assim chamado progressismo mais não é que um afundar na escuridão. Só os maldosos, fracalhões e os ignorantes aceitam este na verdade retrocesso da sociedade rumo à autodestruição... e actualmente esta parece ser a maioria da sociedade.

      Podem por tanto usufruir dos queridos frutos podres da actividade do intelecto em roda livre, proveniente e preso a esta materialidade, e que por isso já trás em si o germe da morte... e que certamente levará à agonia ou mesmo à morte da sociedade.

      Felizmente o tempo se aproxima da libertação, não por vontade do ser humano, mas do Poder Supremo que já decidiu auxiliar a humanidade expulsando à força todos os que deveriam estar a amadurecer em planos inferiores mais densos e mais escuros, para que quem se quer esforçar para ascender ao paraíso eterno espiritual não seja mais perturbado por este bando de malditos que se prejudicam e prejudicam os demais com seus quereres errados.

      Eliminar
    6. Até custa responder no meio do cheiro de semelhante diarreia, mas perante dose de pensamento nazista (seja ele "espiritual" ou efetivamente "carnal") eu só deixo esta pergunta:

      Se sois tão evoluídos do ponto de vista dessa "intuição espiritual" porque não efetuais o respetivo pedido ao "Poder Supremo" para que rapidamente vos retire daqui do "plano carnal" e imediatamente vos coloque no "paraíso eterno espiritual"?

      Seria o melhor dos favores que poderia ocorrer para todos! Para vós que tendes superior "intuição espiritual" e para todos os outros, supostamente "imaturos", certo?

      É que se esse "Poder Supremo" até já iniciou a árdua tarefa "expulsando à força todos os que deveriam estar a amadurecer em planos inferiores", faria todo o sentido!

      Evitaríamos trabalho ao "Poder Supremo" e V. Exas. iriam rapidamente para o "paraíso eterno espiritual" que tanto apregoam ser o local que vos apraz.

      Pronto, dito isto, não aguento mais o cheiro abominável da diarreia... Ufa!

      Eliminar
    7. Madeira a presidente.

      Eliminar
  4. só vim comentar para receber alertas dos próximos comentários. *grabspopcorn

    ResponderEliminar
  5. Uma vergonha, gente que se diz civilizada não se importa com o assassínio de bebés inocentes no ventre materno.

    ResponderEliminar
  6. e quando finalmente abrirem os olhos, incluindo o metafísico, verão o quão plana é o nosso planeta terra!

    ResponderEliminar