2022/07/13

TikTok está a roubar utilizadores ao Google Maps e Google Search

Segundo estudos da própria Google, o TikTok não ameaça apenas o YouTube mas também outros dos seus serviços mais importantes.

Tendo sido apanhados de surpresa pelo TikTok, e ainda não sabendo muito bem como combater esse fenómeno, empresas como a Google começam a perceber que a ameaça se estende para lá dos serviços de vídeo.

Que o TikTok era uma ameaça para o YouTube, isso todos poderiam deduzir - com o tempo que é passado no TikTok a ser tempo que não é passado no YouTube. Mas, segundo estudos da Google, as novas gerações - as que mais têm usado o TikTok e Instagram - estão também a usar esses serviços quando é altura de fazer pesquisas ou de procurar por locais, deixando de recorrer à pesquisa no Google ou ao Google Maps.

O comportamento pode parecer "ridículo" para quem usa habitualmente o Google Search ou Google Maps, mas isso pouco importa para os 40% desse segmento mais jovem que optam por fazê-lo. E, ignorar isso, pode revelar-se num grande problema a médio e longo prazo.

O que sabemos é que nenhum império dura para sempre, e quase nunca a sua queda acontece abruptamente de um dia para o outro. Olhando para outros exemplos no passado, acontece apenas que os serviços vão perdendo relevância até se chegar ao ponto em que ninguém sente a sua falta. Neste momento, será precisamente esse o cenário que a Google terá que tentar evitar, para que o futuro das pesquisas não passe a ser feita no TikTok e Instagram.

3 comentários:

  1. Quem diria... O Tik Tok a sacar utilizadores aos mapas e à pesquisa da Google...?

    Acho que está na hora de me afirmar definitivamente como "velho" nestas andanças da web... 🤭🤭

    Que tipo de internet irão os nossos filhos e netos encontrar?
    🤔😳😬

    ResponderEliminar
  2. fácil de entender porque: as vezes quero saber quase-em-realtime se alguem andou a meter fotos publicas de algum sitio.

    Assim sei como está. Muitas pessoas, se for um rio se está seco, se for uma noticia qual a mais recente. É um acesso mais perto de realtime.

    Fiz isso recentemente para saber se estava a nevar na serra da estrela, por ex

    ResponderEliminar