2022/07/21

Warner Music adere aos pagamentos Fan-Powered do SoundCloud

Temos mais um cenário do "inferno congelou", com a Warner Music a aderir ao modelo de pagamentos "Fan-Powered" do SoundCloud em vez do modelo percentual para os artistas.

O sistema de pagamento dos artistas é algo que gera polémica desde os primeiros dias das editoras e distribuidoras. Mas, mais surpreendente, é que se veja um dos gigantes a dar passos "revolucionários" nessa área.

A Warner Music vai aderir ao modelo de pagamentos "Fan-Powered" do SoundCloud. Neste sistema os artistas recebem um valor por cada vez que a sua música é ouvida, em vez de uma percentagem em função do total de todas as audições feitas na plataforma. O sistema de percentagens é bom para os artistas que têm grandes sucessos e acumulam milhões de audições, mas penalizam os artistas mais pequenos.

Este sistema tenta replicar aquilo que os artistas conseguiram a tocar ao vivo, garantindo que cada pessoa que os ouve vai contribuir directamente, em vez de ficar diluído numa percentagem infinitesimal.

Com esta adesão de um dos gigantes da indústria, esta modalidade ganha força e também pressiona outros serviços a seguirem por caminho idêntico - ou pelo menos a disponibilizarem isso como opção. No passado o Spotify disse que este sistema não "resultava em melhorias tão substanciais para os artistas como se poderia pensar", mas disse estar receptivo a isso se fosse esse o caminho que os artistas e editoras quisessem seguir. Veremos se assim será.

1 comentário:

  1. Poderemos alguma vez confiar nas estatísticas das plataformas digitais?
    🤔

    ResponderEliminar