2022/07/21

Chips UWB vão transformar as casas inteligentes

Os dispositivos UWB vão transformar a forma como interagimos com os dispositivos em nosso redor.

Numa primeira fase, o UWB (Ultra Wideband) foi visto apenas como um sistema que permitia localização mais precisa do que usando Bluetooth. Os utilizadores com iPhones podem saber precisamente onde estão os objectos com AirTag (embora não possam saber com exactidão o seu nível de bateria), mas em breve isso será o equivalente à idade da pedra.

Várias empresas já têm chips UWB com certificação Apple MFi, o que expande exponencialmente a gama de possibilidade que se irá ver num futuro não muito distante. Isto, potenciado pelo facto da Apple, no iOS 16, potenciar a execução de acções em background em resposta à localização relativa a dispositivos UWB.
Isto permite fazer coisas como controlar uma luz, ou televisor, ou coluna de som, meramente por apontar o iPhone para ele; ou de acender uma luz quando se entra numa sala e apagá-la quando se sai; e muito mais. Assumindo que cada membro da família terá um iPhone, será também possível saber por onde anda cada pessoa, de modo a que uma luz não se apagasse na sala se por lá ainda estivesse alguém.

As potencialidades são imensas, e multiplicam-se ainda mais ao se imaginar tudo isto aplicado a óculos de realidade aumentada, permitindo ver opções de controlo para os dispositivos para os quais olharmos. Seguramente não irão faltar demonstrações da Apple a explorar todas estas vertentes, como forma de aguçar o apetite para investir nos seus óculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)