2022/07/21

Apple explica saída dos jogos do Apple Arcade

A Apple removeu mais de uma dezena de jogos do Apple Arcade, e agora elabora um pouco mais sobre o processo de remoção.

Recentemente a Apple removeu 15 jogos do Apple Arcade, relembrando que as vantagens deste tipo de serviços de subscrição - no qual também se englobam outros, como a Netflix, Spotify, etc. - também vem acompanhada de desvantagens. A maior delas é, precisamente, a ausência de qualquer garantia de que os jogos ou demais conteúdos que nos interessam permaneçam por lá, podendo desaparecer a qualquer momento.

Percebendo que os clientes não ficaram muito contentes com a remoção dos jogos, a Apple lançou um novo documento a explicar o processo de remoção, embora como se possa perceber, em nada afecta o que foi dito acima.

A Apple diz que quem fizer o download de um jogo antes de ser removido poderá continuar a jogá-lo por um período mínimo de duas semanas, sendo posteriormente confrontados com uma mensagem "No Longer Available" quando acabar o prazo. O developer poderá continuar a disponibilizar o jogo na App Store, agora com liberdade de lhe adicionar publicidade e compras in-app (que não são permitidas nos jogos Apple Arcade).
Ainda há a possibilidade de os jogadores poderem transferir o seu progresso no jogo de uma versão Apple Arcade para uma versão convencional, mas isso é algo que fica a cargo do Developer.

O que é certo é que as remoções não irão ficar por aqui. A Apple terá feito contratos de três anos com muitos developers quando lançou o Apple Arcade, e agora esse período está a chegar ao fim, com muitos deles a não terem intenções de o renovar.

1 comentário:

  1. Eu tive a subscrição e é uma ideia ótima, mas a execução é horrível. A Apple para ter clientes teria que ter jogos AA/AAA e pagar bem aos developers e tal não aconteceu. Os jogos são muito básicos e repetitivos, depende dos gostos, mas está claro que ter 99% de "indie" não é a direcção...

    ResponderEliminar