2022/07/04

YouTube num Commodore PET de fósforo verde

Com um pouco de imaginação, foi possível mostrar vídeos do YouTube num Commodore PET, um computador só com modo de texto monocromático num CRT de fósforo verde.

Podemos queixar-nos de que actualmente a evolução nos computadores tem sido feita de forma bastante lenta e evolutiva, longe dos saltos revolucionários do passado; mas nada como olhar para o estado das coisas no final da década de 70 para se apreciar a evolução já feita. Neste caso, alguém se lembrou de tentar mostrar vídeos do YouTube num Commodore PET de 1977.

Neste caso, era um modelo PET 600 com 128 KB e capaz de exibir um modo de texto de 80x25 caracteres num monitor de fósforo verde. Características que parecem pouco adequadas à apresentação de vídeo (até um smartwatch tem mais resolução hoje em dia), mas que não impediu que o objectivo fosse conseguido, apesar de obrigar a criar um cartucho de hardware com um Raspberry Pi Zero 2 W ligado a uma das suas portas de expansão para fazer a conversão do vídeo para um stream de texto que o replica da forma possível, e que surpreendentemente, com muita optimização, é capaz de manter uma velocidade de 30 fps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)