2022/07/04

App do Gmail ganha gestão de espaço da conta Google

A Google quer facilitar a gestão do espaço Google One na cloud, directamente através da app Gmail.

A forma mais habitual de lidar com o espaço numa conta Google é através do browser na correspondente secção na web, mas a Google quer tornar o processo ainda mais fácil e imediato, voltando a recorrer à sua app mais popular para tal.

O Gmail passa a contar com um indicador do espaço ocupado visível directamente no perfil do utilizador, segmentado por serviços (Gmail, Photos, Drive), e dando opções directas para subscrever mais espaço ou para fazer diversas operações de limpeza de espaço.
Embora as opções voltem a atirar o utilizador para a web, a de limpeza de espaço revela-se particularmente útil, pois pode sugerir coisas como eliminar emails na caixa de spam, ou emails com anexos grandes, e fazendo uma estimativa do espaço que se pode recuperar. Por exemplo, no meu caso, a eliminação de emails com anexos de grandes dimensões permitiria recuperar mais de 6 GB.

É o tipo de coisa que os utilizadores mais avançados já poderão fazer regularmente usando os filtros de pesquisa avançados, mas que assim ficam acessíveis a uma secção mais alargada de utilizadores.

1 comentário:

  1. O que era muito útil era terem uma opção de fazer download dos anexos dos mails maiores e manter o texto dos mails para ficarem na mesma arquivados mas passando a ocupar quase nenhum espaço..

    ResponderEliminar